Publicada em 15/02/2023 ás 09:00:42
O inverno começa oficialmente nesta quinta-feira (21) às 22h04 (horário de Brasília) para a maior parte do território brasileiro ? com exceção de partes do Amazonas, Pará e quase a totalidade de Roraima e Amapá, que ficam no Hemisfério Norte.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para trechos do Sul e do Sudeste do país válido para as horas que antecedem a chegada da estação.
Uma massa de ar polar considerada intensa para esta época do ano e a passagem de um ciclone extratropical pela costa afetam o clima no país. Há previsão de chuvas e ventos de até 100 km/h na faixa laranja.
O início da estação é chamado de equinócio de primavera ? dia do ano quando praticamente o dia e a noite tem a mesma duração: 12 horas. A estação termina em 21 de dezembro às 18h48, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A primavera é marcada pelo período de transição entre as estações seca e chuvosa na área central do Brasil ? enquanto os acumulados de chuva no norte do Nordeste costumam ser inferiores a 100 milímetros, principalmente, no norte do Piauí e noroeste do Ceará.
De acordo com o Inmet, por causa do início da convergência de umidade vinda da Amazônia, pode haver:
temperaturas mais elevadas em grande parte da Região Norte, interior da Região Nordeste e em alguns pontos da parte central do Brasil;
aumento de chuvas no Sudeste, Centro-Oeste, Acre e Rondônia;
chuvas fortes, rajadas de vento, raios e até mesmo granizo na Região Sul;
Para essa semana de início da estação, ainda de acordo com o Inmet, os maiores acumulados de chuva estão previstos para as regiões Norte, Sudeste e Sul do País.
A previsão do Inmet indica chuvas acima da média para toda a região por causa do fenômeno La Niña e também do padrão de águas mais aquecidas próximo à costa.
Na parte leste da região existe, porém, a probabilidade de ocorrer chuvas próximas da média, sendo que o trimestre de outubro a dezembro corresponde ao mais seco desta área.
Já as temperaturas devem ficar próximas e acima da média em toda a região nos próximos meses.
Até a próxima semana, o Inmet também não prevê volumes significativos de chuva, exceto no litoral baiano, onde pancadas de chuva de forma isolada poderão ocorrer, com valores abaixo de 10 mm.
Informações G1