Publicada em 15/02/2023 ás 09:00:42
Uma manifestação na tarde desta terça-feira (20) reuniu um grupo de estudantes da Unifan, uma faculdade de Feira de Santana, que protestou contra um caso de racismo denunciado pelas redes sociais que viralizou na comunidade acadêmica e também na cidade. A publicação no Twitter é datada de 14 de setembro.
A denúncia traz um tuíte de uma suposta estudante de Direito da instituição, que fez criticas ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) e ao ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. A estudante disse que o FIES permitiu a entrada de "um monte de desgraça na minha faculdade". Outro usuário interagiu e escreveu "um monte ** *****". A mesma estudante denunciada ainda perguntou: "pobre ou preto?".
Através de nota de esclarecimento, a Unifan disse que repudia toda forma de preconceito e violência contra o próximo e que o caso será apurado para que sejam todas as medidas administrativas e legais cabíveis.
No Brasil, o Senado aprovou em 18 de maio de 2022 um projeto de lei que equipara o crime de injúria racial ao de racismo, tornando-o imprescritível e inafiançável. Com isso, referendou uma decisão de 2021 do Supremo Tribunal Federal (STF) no mesmo sentido.