Publicada em 15/02/2023 ás 09:05:52
O candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, voltou a defender a revogação do teto de gastos, em vigor desde 2016 e que impede o estado de ampliar investimentos em saúde, educação e segurança. Em live divulgada em suas redes sociais na noite de ontem (8), Ciro criticou a forma como os jovens são ensinados até hoje. O que ele chamou de ?decoreba? não dialoga mais com a sociedade de hoje, imersa em uma realidade mais digital.
?Decoreba é puro lixo, porque eles estão tendo acesso a um nível de informação que a gente não tem ideia. Hoje o garoto entra num smartphone, num tablet e tem a informação que ele quiser?. Para Ciro, os professores têm que passar por um novo treinamento para mudar a forma de ensinar.
?O que precisamos é preparar o profissional do mundo digital, que é muito mais ensinar o garoto a perguntar do que a responder. Associar informações que já existem e criar uma informação nova. Isso é o que prepara o novo profissional. Isso exige um professor retreinado, recapacitado?. Para equipar os professores e haver esse novo treinamento, o candidato defende o fim do teto de gastos.
?Mudar o financiamento significa revogar o teto de gastos e fazer uma aposta que vamos padronizar?, disse. ?O governo federal vai continuar respeitando o estado e o município, mas nós vamos dar o padrão. Vamos supervisionar e avaliar e socorrer a rede que estiver mais deficiente com mais grana?, acrescentou.
Agência Brasil