Publicada em 15/02/2023 ás 09:00:48
As comidas típicas juninas produzidas a partir da mandioca, do milho e do jenipapo, entre tantas outras iguarias, podem ser saboreadas na Vila Junina que instalada na praça central do Boulevard Shopping, próximo à entrada E2, até o dia 26.
O espaço foi aberto na manhã desta sexta-feira (03), e tem a participação de associações comunitárias que integram o projeto Feira Produtiva, da Prefeitura Municipal. Os secretários municipais Jairo Carneiro (Cultura, Esporte e Lazer) e Sebastião Cunha (Desenvolvimento Econômico) marcaram presença na abertura.
Expostos em barraquinhas enfeitadas com chita e bandeirolas, os produtos feitos artesanalmente pelas mãos de microempreendedores são de dar água na boca. Além de gostosos, têm preço justo. Tem licor, canjica, lelê, bolos de milho e aipim, geleias, sequilhos, tapioca e goma fresca.
A lavradora Maria José de Cerqueira, da comunidade Lagoa das Pedras, no distrito Jaíba, participa do Feira Produtiva, há mais de 10 anos e trabalha principalmente com os derivados da mandioca.
"São produtos fresquinhos. Colhi a mandioca do meu quintal. Aqui é tudo feito com muito capricho", diz a agricultora que durante o Vila Junina estará vendendo, além de beijus e bolos, balas de jenipapo, lelê e licor.
Na feira existem agricultores de Tiquaruçu, Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu), Humildes, Maria Quitéria (São José) e Matinha. De acordo com a chefe da Divisão de Ações de Cidadania e Inclusão Produtiva, Ivone Fernandes, o Feira Produtiva tem ainda a participação de associações da sede do município.
"O Feira Produtiva é um projeto de economia solidária. Pela segunda vez estamos participamos da Vila Junina e isso é importante, uma vez que dá visibilidade ao que é produzido pelas associações e pequenos agricultores do nosso município", afirma.
No local ainda é possível encontrar artesanato. São bonecas de pano, peso de porta, panos de prato e entre outros itens. No Vila Junina haverá espaço para apresentações musicais e quem comandou a abertura foi Forró Marruá.