Publicada em 14/02/2023 ás 17:42:47
Obra idealizada como equipamento
para modernizar o sistema de transporte de massas em Feira de Santana trazendo
eficiência, rapidez e segurança, desde a sua concepção gerou muita propaganda
por parte dos gestores da cidade ao mesmo tempo muita polêmica principalmente
sobre os impactos que traria ao meio ambiente urbano e sobre o limitado alcance
que teria no atendimento às necessidades de mobilidade da população, devido ao
seu curto trajeto e sua localização.
Com custo anunciado em torno de
100 milhões de reais a implantação do projeto BRT justificou(?) a execução de
obras, algumas até hoje não explicadas satisfatoriamente, como a passagem de
nível da Av. João Durval sob a Presidente Dutra, onde não está prevista ? pelo
menos pelo projeto atual ? a passagem do BRT e construção de Estação no bairro
da Pampalona, bairro da periferia norte da cidade, muito distante do traçado
projetado.
Após mais de cinco anos de
iniciadas as obras, depois de muita cobrança e de anúncios repetidos de datas
para a conclusão, às vésperas do pleito eleitoral de 2020 foi anunciado o
início do funcionamento do sistema em fase experimental, com apenas dois
veículos.
Após seis meses desta implantação
o sistema continua experimental. Com trajeto desconhecido, difícil visualizar
um ônibus embarcando ou desembarcando passageiros de onde, por onde, até onde.
Segundo informações, a Prefeitura
já está pagando o empréstimo tomado para a construção do sistema.
Enquanto isso grande equipamento
como a estação da Av. Airton Sena, por exemplo, se encontra pronta sem uso,
submetida ao tempo. Outras estações ao longo da Av. João Durval sofrendo
destruição parcial por conta de falta de critério técnico na elaboração dos
seus projetos.
É o caso de lembrar o SIT
(Sistema Integrado de Transporte) implantado no início dos anos 2000 com pompas
e propaganda, durou pouco tempo. E agora se pergunta: CADÊ o SIT?
O BRT parece que vai fazer jus à
sigla em inglês ? será só para inglês ver ? terá o mesmo destino do SIT. Se bem
que pelo jeito não vai nem ter início de operação e os "cacetes armados" chamados de estações vão consumir dinheiro para serem demolidos antes que o
tempo o faça.
Já que ninguém pergunta, eu
pergunto CADÊ O BRT?