Publicada em 15/02/2023 ás 09:00:56
A bancada do DEM, na Câmara dos Deputados, decidiu pedir a expulsão de Rodrigo Maia (DEM/RJ) do partido. É o que publicou, nesta sexta-feira (14), em conta no Twitter o líder da sigla na Casa, Efraim Filho (PB).
A deliberação veio depois de Maia publicar ataques contra o presidente do DEM, ACM Neto, em redes sociais. O pedido é à Executiva Nacional, instância superior do partido. "Comentários infantis e ofensas desnecessárias a ACM Neto refletem a tentativa de gerar constrangimento. Tem sido pior para ele (Maia)", escreveu Efraim na rede social.
Mais cedo, nesta sexta-feira, ACM Neto criticou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), por ter levado para seu partido o vice-governador, Rodrigo Garcia, que era filiado ao DEM. ACM disse que o tucano é despreparado e desagregador, entre outros adjetivos. Filiando Garcia ao PSDB, Doria tirou do horizonte do DEM a possibilidade de eleger em 2022 o governador do Estado mais rico e populoso da Federação.
Neste sentido, Maia fez comentários na postagem do perfil do DEM no Instagram que divulgava as falas de ACM Neto. "Oportunista. Você avisou que não apoiaria o Doria", escreveu Maia. "Este baixinho não tem caráter. E ainda tem um pouco de pessoas que acreditam nele", escreveu o deputado sobre o presidente do partido.
Rodrigo Maia ficou sem clima no DEM depois da eleição de Arthur Lira (PP/AL) para presidente da Câmara. Maia, que ocupava o cargo até o início deste ano, apoiava Baleia Rossi (MDB/SP).
A maioria da bancada do DEM, porém, preferia Lira. O caso expôs desprestígio de Maia com os demais deputados do partido. Assim ele e ACM Neto romperam. Nesta sexta-feira, Rodrigo Maia entrou com pedido na Justiça Eleitoral para se desvincular do DEM.
Os mandatos de deputados são considerados dos partidos. Um deputado pode perder o mandato se trocar de sigla fora da janela, que se abrirá no ano que vem. Por isso Maia pede desfiliação na Justiça Eleitoral e não troca de sigla simplesmente.
Caso o pedido da bancada do partido seja aceito pela cúpula da sigla a migração pode ficar mais fácil para Maia. Em casos de expulsão a regra é o deputado manter o mandato, perder é exceção. O ex-presidente da Câmara esteve próximo de se filiar ao MDB, partido do qual Baleia Rossi é presidente. Agora, a maior possibilidade é que ele vá ao PSD.