Publicada em 15/02/2023 ás 09:00:58
Os ministros do Turismo, Gilson Machado Neto, e da Cidadania, João Roma, inauguraram neste sábado (10), em Serrinha, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Orlando Alves de Souza. Fruto de uma ação interministerial, o novo espaço da cidade, vai promover programas e ações culturais, esportivas e de lazer, além de formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital.
A unidade dispõe de biblioteca, salas multiuso, infocentro e cineteatro/auditório com 60 lugares, além de um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). O CEU de Serrinha abriga ainda um ginásio e uma quadra poliesportiva externa, além de pistas de skate e caminhada, equipamentos de ginástica e playground, proporcionando a prática de várias atividades pelos moradores.
O ministro da Cidadania, João Roma, elogiou a parceria com a Secretaria Especial da Cultura (Secult) para a criação da unidade e apontou benefícios à juventude local. "Aqui, os jovens podem encontrar a esperança de um futuro melhor, para que sejam motivo de orgulho à Serrinha e ao Brasil. Além de ser um caminho para tirar os jovens das drogas", frisou.

O objetivo de espaços como o CEU de Serrinha é promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social e valorizar o intercâmbio entre diferentes expressões artísticas. Presente à cerimônia, o secretário especial de Cultura, Mário Frias, garantiu empenho por avanços. ?Essa inauguração mostra a preocupação do Governo Federal em levar uma mensagem de esperança e inclusão. Contem comigo para fazer uma transformação na cultura da Bahia?, declarou.

Já o prefeito de Serrinha, Adriano Lima, comemorou a entrega da unidade. ?A comunidade de Serrinha ganha um equipamento que vai ser muito funcional, com estrutura não só para o esporte, mas também para o teatro e para a formação continuada. Sem o apoio do governo federal, a gente não conseguiria concretizar essas ações?, disse o prefeito.
Homenagem - O CEU foi batizado com o nome de Orlando Alves de Souza, conhecido popularmente como Carioca. Ele foi um artista plástico e ator teatral serrinhense, muito conhecido entre as décadas 80 e 90, que veio a falecer em um trágico acidente em 1997.
