Publicada em 15/02/2023 ás 09:01:07
Na manhã desta quarta-feira (06), por volta das 7h, moradores da zona rural de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, realizaram uma manifestação contra a falta de ônibus circulando nos distritos do município.
O ato aconteceu na rua Intendente Rui, que fica ao lado da Câmara de Vereadores da cidade. Os moradores disseram que os coletivos pararam de rodar desde terça (05), e quem precisa se deslocar para a sede acabou tendo que pagar o dobro do que gastava.
"Foi muito triste para o pessoal, porque eles que dispõem do cartão smartcard, muita gente não tinha dinheiro em espécie para pagar nas vans, que não aceitam a bilhetagem eletrônica. Então muita gente perdeu o dia de trabalho ontem pelo fato de não ter o transporte coletivo urbano", disse o líder comunitário José Carlos das Virgens..
A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) disse que não autorizou a retirada desses veículos que atendem a zona rural. Segundo o órgão, a decisão partiu exclusivamente das empresas responsáveis pelos coletivos.
Para suprir a falta desse transporte, foram disponibilizadas as vans para circular nos distritos. Na tarde de terça, o povoado de Candeal II, no distrito da Matinha, tinha pontos de ônibus vazios e muita preocupação. Além disso, as vans não paravam no terminal.
A SMTT informou que notificou as empresas de transportes de ônibus para que as 10 linhas voltem a circular pelos distritos. Caso não atendam à notificação, elas podem ser multadas.
A empresa Rosa disse que já tinha alertado a SMTT que a lei diz que não pode haver concorrência entre ônibus e o transporte alternativo. Ainda segundo a empresa, cabe ao órgão atender às necessidades da zona rural.