Publicada em 15/02/2023 ás 09:01:15
Fragmentos de óleo foram encontrados na praia de Grussaí, na cidade de São João da Barra, a cerca de 315 quilômetros da capital fluminense. Segundo a Marinha, foram identificados ontem cerca de 300 gramas de óleo, já removidos dessa área do litoral norte do Rio de Janeiro. Esse é o primeiro registro de óleo no estado. O óleo encontrado é compatível com o que já havia sido visto na região Nordeste e no Espírito Santo.
O número de praias, rios, ilhas e mangues atingidos por óleo no país continua aumentando e chegou a 695, segundo balanço divulgado na quarta-feira pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Ao todo, ao menos 117 municípios de todos os nove estados do Nordeste e do Espírito Santo foram afetados por fragmentos ou manchas de petróleo cru desde o dia 30 de agosto.
O balanço também indica que 23 localidades ainda estão com manchas de óleo, outras 402 têm fragmentos da substância e 270 são consideradas "limpas". Os pontos com mais de 10% de contaminação estão exclusivamente em Alagoas (2), Bahia (15), Rio Grande do Norte (1), Pernambuco (2).