Publicada em 15/02/2023 ás 09:01:20
Projetado para atender as necessidades das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o equipamento vai ofertar serviços multidisciplinar com o suporte das secretarias de Saúde, esenvolvimento Social e de Educação.
No momento, as obras seguem dentro do cronograma previsto pelo governo municipal. Os serviços estão concentrados nas primeiras camadas do reboco e no nivelamento do terreno. A medida que a laje for sendo concluída, cujo serviço terá início na próxima semana, o contrapiso será assentando.
O proprietário da empresa responsável pela obra, a JL Porto Construções, Jair Lima, afirma que tem trabalhado para finalizar a obra o quanto antes. Ele prevê que dentro de mais dois meses, a estrutura do equipamento vai estar pronta para receber as instalações elétrica e hidráulica.
O Instituto do Autismo vai funcionar ao lado do Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira, equipamento vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, recentemente construído pela Prefeitura de Feira de Santana.
Este equipamento social será de muita importância para Feira de Santana, pois segundo um senso realizado pela Prefeitura Municipal em 2016, foram identificadas 736 pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), na cidade.
O TEA é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios afetam a capacidade de comunicação, o aprendizado e o comportamento de seus portadores, podendo fazer com que tenham dificuldades para realizar até mesmo as atividades consideradas mais simples, como falar, por exemplo.