Publicada em 15/02/2023 ás 09:01:21
Uma palavra em iorubá tem diferentes significados, a depender da acentuação e do tom em que é pronunciada. O idioma, utilizado principalmente em rituais do candomblé, é tema de um inédito Curso em Iourubá em Feira de Santana. A Prefeitura Municipal, através do Departamento de Turismo, da Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, apoia a iniciativa do sacerdote Alex Sandro de Jesus, o Babà Jafuran.
A iniciativa conta com o apoio da Unilab (Universidade de Integração Internacional Lusofonia Afro Brasileira). O objetivo é reduzir a dificuldade no uso do idioma entre os adeptos da religião de matriz africana. Na noite desta quarta-feira (10), foi realizada a segunda aula ? a primeira aconteceu no dia 3, quando os alunos foram recepcionados.
O curso será realizado nos próximos dois meses, sempre às quartas-feiras, no auditório do Mercado de Arte Popular (MAP). As aulas estão sendo ministradas pelo estudante Franck Jeannot Gnonhoue, do país africano Benin. Há seis meses, está morando em São Francisco do Conde, onde estuda no campus dos Malês.
O curso terá carga horária de 20h. A previsão é de que o segundo módulo seja realizado em outubro ? para isso vai depender que vinte dos trinta inscritos participem das aulas desse primeiro módulo. Os participantes receberão certificados ao final do curso.