Publicada em 15/02/2023 ás 09:01:26
Zelo, carinho e dedicação costumam estar associados à imagem materna. Elas criam, educam e estão ao lado dos filhos quando eles adoecem. Chega um momento, entretanto, que os papéis se invertem. As mães envelhecem e passam a precisar cada vez mais do cuidado dos rebentos.
Neste Dia das Mães, a Agência Brasil ouviu histórias de filhos que ?assumiram o lugar das mães? e que, atualmente, vivem esse momento de atenção. É o caso do produtor musical Rodrigo de Freitas que há cinco anos mudou de cidade e deixou a atividade profissional para se dedicar exclusivamente a cuidar da mãe, Anunciata de Freitas, de 83 anos. O avanço da idade trouxe o Alzheimer e, quando ela ficou viúva, Rodrigo sentiu que era o momento de retribuir o carinho que recebeu ao longo de toda a vida.
Ele conta que sempre teve uma relação muito próxima com a mãe e, quando ela precisou, não hesitou em começar a viver uma nova realidade. Rodrigo fez dois cursos de cuidador de idosos e estuda para entender melhor a doença da mãe. Mesmo com a ajuda de cuidadoras, é Rodrigo quem assume as preocupações típicas de uma mãe com os filhos como alimentação, cuidados de higiene e horários de medicação.
Rodrigo diz que o respeito pela mãe continua o mesmo, apesar da ?troca de papéis?. Ele afirma que ainda a trata por ?senhora?, mas conta bem-humorado que às vezes precisa dar umas ?broncas?. ?Ela não queria comer. Aí eu falei: se não comer, não vai ter sobremesa?, relembra o produtor musical.