ENTREVISTA
Conheça os 28 povos e comunidades tradicionais do Brasil
Os povos indígenas são os primeiros do Brasil. A partir da colonização, outros povos vão sendo agregados.
TV POC 7 NEWS
ENTREVISTA COM SILVIO SANTOS

De vendedor ambulante a um dos maiores empresários da comunicação brasileira

Notícias

CULTURA: FÉ E RELIGIOSIDADE NA BAHIA

Romeiros em pleno fervor religioso com o objetivo de purgar os pecados com a escalada extenuante... Com tochas nas mãos, pessoas caminharam percurso de 4 quilômetros até a colina da Santa... Tradição secular mantida pela Igreja Católica
Publicada em 15/02/2023 ás 09:01:28
Foto: Divulgação


SUBIR A SERRA DA SANTA CRUZ PARA PAGAR PROMESSAS EM MONTE SANTO


Os romeiros chegam em ondas de fé, prontos para o calvário de 3 km de extensão e 500 metros de altitude. Alguns enfrentam as pedras com os pés descalços, para ampliar o sofrimento. No alto, o pináculo do fanatismo cristão sertanejo, um local místico, ao qual se atribuem milagres e graças alcançadas. O burburinho de vozes, fogos de artifício e vendedores de água contrasta com a pureza bicentenária da igreja de Nossa Senhora das Dores.

Ao chegar no cume da montanha, arrasado pela altitude e os pedregulhos traiçoeiros da escalada penosa, o penitente perde-se num misto de êxtase religioso e auto-imolação que inspirou o próprio Antônio Conselheiro, quando este formou seus dogmas sacrificantes e proféticos, responsáveis por atrair milhares de seguidores fanáticos. 

Em nome da fé que paga as promessas e buscam milagres, milhares de romeiros vêm de povoados e cidades próximas, e até de outros estados, para subir o Monte Santo, numa tradição que se renova com os jovens e é mantida por idosos, risonhos da vida enquanto galgam a via sacra do sertão. O movimento começa a partir das primeiras horas da madrugada da sexta-feira da Paixão e vai aumentando até atingir o ápice às 6h da manhã.  

Romeiros em pleno fervor religioso com o objetivo de purgar os pecados com a escalada extenuante. Na quinta-feira, os primeiros ônibus chegam à praça principal de Monte Santo (300 km de Salvador). - O caminho de Deus é o caminho da dor - diz a lavradora Maria do Carmo, 48 anos, do povoado de Mandacaru. 

O grande sucesso de Monte Santo no cinema deve-se a Santa Cruz que proporciona um belo cenário para inspirar diretores como Glauber Rocha que gravou o Filme Deus e o Diabo na Terra do Sol, e também serviu de locação para a Mini-série da Rede Globo o Pagador de Promessas, Atualmente, o santuário é Patrimônio Histórico-Artístico Nacional (IPHAN) e continua a ser lembrado todos anos por fiés e romeiros na semana santa, que vem garantir a tradição e pagar suas Promessas.

PROCISSÃO DO FOGARÉU: TRADIÇÃO DE FÉ E RELIGIOSIDADE EM SERRINHA

Milhares de pessoas participaram, na noite de quinta-feira (18), da tradicional Procissão do Fogaréu em Serrinha. O evento, que começou na década de 30, contou com visitantes de várias cidades da região, inclusive de outros estados do país. A concentração para procissão, que é considerada patrimônio imaterial da Bahia, aconteceu em frente à Catedral de Nossa Senhora de Santana. 

Com tochas nas mãos, as pessoas caminharam um percurso de aproximadamente 5 quilômetros, até a colina da Santa. Durante o percurso um grupo teatral representou passagens da via-crucis enfrentada por de Jesus. A professora Zilda Conceição veio de Aracaju só para acompanhar a procissão. ?Meu terceiro ano e sempre é uma renovação de fé. O povo precisa de Deus?, destacou. 

Image result for procissÃ?Æ?Ã?â??Ã?â??Ã?£o do fogareu em serrinha

Um belissimo espetaculo pode ser visto na procissão do fogaréu, especialmente na subida do monte onde a pouca iluminação artificial (energia elétrica) perde espaço para luz de velas que formam uma longa fila com cerca de 10 mil pessoas. 

Mais uma vez, a iluminação no entorno do percurso foi reforçada, com destaque para  inclusão de uma iluminação de LED na forma de um terço, uma novidade que chamou a ateção dos participantes. Segundo a policia militar, cerca de 25 mil pessoas se fizeram presentes na procissão do fogaréu deste ano. 

PROCISSÃO DO FOGARÉU MANTEM TRADIÇÃO SECULAR EM FEIRA DE SANTANA

As últimas horas de Jesus Cristo foi relembrada pela 156ª vez em Feira de Santana, na tradicionalíssima Procissão do Fogaréu, nesta quinta-feira (18), à noite ? para os católicos, Quinta-feira de endoenças. Este é um dos eventos católicos mais importantes do município.

Tradição secular mantida pela Igreja Católica, a Procissão do Fogaréu cortou as principais ruas e avenidas do centro da cidade. À frente do cortejo,  que este ano recebeu um número significativo de mulheres, o arcebispo metropolitano Dom Zanoni e o prefeito Colbert Martins Filho, repetindo um gesto que marcou os últimos momentos da passagem de Jesus Cristo pela Terra.


Antes da procissão, a pregação na Capela do Hospital Dom Pedro de Alcântara reuniu centenas de fiéis para reflexão sobre os ensinamentos de Jesus,  a importância da data e o significado do período da Quaresma, os quarenta dias que antecederam a ressurreição de Cristo. 


Autor/Fonte: Poc7news - Observatório das Cidades

Deixe o seu comentário

Leia Também

27/06/2025
27/06/2025
27/06/2025
26/06/2025
26/06/2025
26/06/2025
26/06/2025
26/06/2025
26/06/2025
26/06/2025

Publicidade