Publicada em 15/02/2023 ás 09:01:31
O povo do axé - mães, pais e filhos de santo, Iansã, para os católicos, Santa Barbara. A verdade é que com roupas brancas, vermelhas ou de ambas cores, católicos e povo de santo, cantando, desceram a ladeira da rua Olímpio Vital acompanhando as imagens de Santa Barbará ou Iansã, a depender da fé, e São Gerônimo ou Xangô, até o Centro de Abastecimento, onde nesta terça-feira (04) as divindades são festejadas.
Mas o ?axé? dito no final da missa pelo diácono Gilberto, que a celebrou, mostra toda salutar mistura de crenças do povo baiano. Revela o toque maior do sincretismo ? as partes mantêm os traços perceptíveis das suas crenças. O povo de santo acompanhou o ritual católico. Os católicos reverenciaram a bela e poderosa Oyá.
?Sou católica?, afirmou a mãe de santo Maria José de Jesus, de Conceição do Jacuípe, que participou das homenagens acompanhadas por várias filhas de santo, do povo de keto. ?Venho a esta festa há mais de 40 anos e sempre acompanhada pelas baianas de vermelho?. O vermelho se destacava nas vestimentas das suas companheira de fé.