ENTREVISTA
Conheça os 28 povos e comunidades tradicionais do Brasil
Os povos indígenas são os primeiros do Brasil. A partir da colonização, outros povos vão sendo agregados.
TV POC 7 NEWS
ENTREVISTA COM SILVIO SANTOS

De vendedor ambulante a um dos maiores empresários da comunicação brasileira

Notícias

Apreensão e incertezas com a saída dos médicos cubanos

Os médicos cubanos seguem atendendo normalmente nas unidades de saúde, porém a embaixada de Cuba, em Brasília, notificou o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), na última quinta-feira (15), sob
Publicada em 15/02/2023 ás 09:01:32
Foto: Divulgação

A decisão de Cuba de retirar os médicos do Programa Mais Médicos, implantado no Brasil, em 2013, durante o governo da presidente Dilma Rousseff, está provocando uma certa aflição a muita gente, principalmente os profissionais da área e os pacientes que faziam um acompanhamento com estes profissionais. Em Feira de Santana oito cubanos prestam assistência médica às pessoas que moram em regiões distantes do centro da cidade. Esses pacientes estão angustiados, pois em algumas unidades básicas de saúde o único médico que presta atendimento é justamente deste programa. 


Diante da decisão da retirada dos médicos cubanos, a secretária Denise Mascarenhas informou que novos profissionais já estão sendo viabilizados para atuarem em postos de saúde do Campo do Gado, Ipuaçu, Gargalho, Pé de Serra, Tiquaruçu, Novo Horizonte, Feira VI e Fraternidade, que são as oito localidades do município, que o Mais Médico presta atendimentos. ?Nós já estamos providenciando outros profissionais para que possam suprir essas vagas, ao mesmo tempo em que o próprio Ministério da Saúde também está criando um novo edital para que novos médicos possam ocupar essas vagas. Então na realidade nós que trabalhamos na saúde temos que ter estratégias, porque a saúde ela é muito dinâmica, como o próprio nome já diz isso é um programa, e sempre vai ter início, meio e fim, então um dia o programa poderia acabar e o município não pode trabalhar na perspectiva de só ter profissionais do Mais Médicos?, informa.


Além dos oito cubanos, o Programa Mais Médicos em Feira emprega: 14 brasileiros, uma mexicana e um cubano com revalida. Denise Mascarenhas mostrou otimismo com as mudanças que estão sendo feitas e confia que no final tudo dará certo. ?Eu acredito que tudo pode se organizar e que tudo vai acabar bem, o governo brasileiro tem as suas exigências, temos que respeitar e nós municípios estamos aqui para ajustar?, declarou.


A população, que mora em comunidades que têm o atendimento dos médicos cubanos, demonstra apreensão e incerteza sobre o que vai acontecer a partir do desligamento destes médicos e médicas, pois em algumas unidades de saúde, onde o Mais Médico atua, só possui atendimentos dos profissionais deste programa. 


Os médicos cubanos seguem atendendo normalmente nas unidades de saúde, porém a embaixada de Cuba, em Brasília, notificou o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), na última quinta-feira (15), de que todos os profissionais de saúde cubanos que participam do programa Mais Médicos deixarão o país até o fim do ano. 

Autor/Fonte: Poc7news

Deixe o seu comentário

Leia Também

27/06/2025
27/06/2025
27/06/2025
26/06/2025
26/06/2025
26/06/2025
26/06/2025
26/06/2025
26/06/2025
26/06/2025

Publicidade