Publicada em 15/02/2023 ás 09:01:35
Com o lançamento do selo comemorativo personalizado, o 35º Batalhão de Infantaria comemorou, na manhã desta sexta-feira (06), os seus cinquenta anos de existência. O quartel foi inaugurado em 05 de junho de 1968, tendo como seu primeiro comandante o tenente coronel José Ribeiro de Carvalho, hoje na reserva.
O Sentinela do Sertão, como é conhecido o 35 BI, leva o nome de Luiz Barbalho Bezerra, capitão pernambucano que se destacou nas batalhas travadas pelo Exército Brasileiro que culminaram com a expulsão dos holandeses do Brasil. A solenidade presidida pelo atual comandante do batalhão, tenente coronel Janilson Campos Teixeira, contou com as presenças de vários representes da sociedade civil.
Integrado a população de Feira de Santana e região, o 35º BI é parceiro das iniciativas dos governos municipal, estadual e federal, além de formar parcerias também com empresas que realizam campanhas beneficentes.
O batalhão feirense, integrante da 6ª Região Militar (RM), sediada em Salvador, tem sua história iniciada em 1965 com a aquisição do terreno onde o órgão está instalado. No começo a denominação do quartel foi 61º BI, mas em 05 de junho de 1968 a instituição foi criada oficialmente e denominada como 35º BI, tendo como 1º Comandante o Major José Ribeiro de Carvalho. Em homenagem ao herói da Resistência Baiana, o quartel recebeu, em 1996, o nome de Batalhão Luiz Barbalho Bezerra.