Publicada em 15/02/2023 ás 09:05:54
O presidente Michel Temer caminhou na manhã deste domingo (14) do Palácio do Jaburu até o Palácio da Alvorada, acompanhado dos ministros Henrique Meirelles (Fazenda), Moreira Franco (Secretaria-Geral) e Torquato Jardim (Justiça).
De acordo com a assessoria da Presidência, o presidente e os ministros estão reunidos no Alvorada para discutir a pauta econômica. O subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Gustavo Rocha, também participa do encontro, já que o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) está em férias.
Em sua conta no Twitter, Temer informou que a reunião avaliou ?o cenário econômico, as medidas para reduzir a inflação, a geração de empregos, além da necessidade da reforma da Previdência?.
Na última semana, a economia foi um dos principais assuntos da agenda do governo, com a decisão da agência internacional de risco Standard&Poor's (S&P) de rebaixar a nota de crédito soberano do Brasil de "BB" para "BB-".
Em razão do rebaixamento divulgado na quinta (11), o rating do Brasil segue sem o selo de bom pagador, contudo, agora está três degraus abaixo do grau de investimento. Já a perspectiva para a nota mudou de negativa para estável. No sábado (13), no Rio de Janeiro, Meirelles afirmou a jornalistas que a posição da S&P não impactará no crescimento da economia do país.
Ao justificar a decisão, a agência indicou como "uma das principais fraquezas do Brasil" o atraso na aprovação de medidas fiscais que reequilibrem as contas públicas. Neste cenário entra a reforma da Previdência.
O governo tentou votar a proposta no final de 2017 na Câmara dos Deputados, porém, sem garantia de vitória, a análise acabou adiada para fevereiro deste ano. O esforço do Planalto no momento é viabilizar os 308 votos necessários para aprovar a reforma na Câmara e enviá-la ao Senado.