Publicada em 15/02/2023 ás 09:05:55
Quarenta e nove feminicídios foram registrados em toda a Bahia durante todo o ano de 2017. A estatística foi apresentada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) na manhã desta quarta-feira (27). De acordo com a lei, feminicídio é a morte de uma vítima exclusivamente por conta do seu sexo.
?É óbvio que, quando a mulher é encontrada morta e não se sabe qual é a verdadeira motivação, pode-se classificar como homicídio e, depois, como violência doméstica. É importante dizer que, tanto no caso do homicídio quanto na violência doméstica, nós trabalhamos em rede?, disse o secretário Maurício Barbosa.
Ainda de acordo com a SSP, 22 dos 49 casos foram registrados em Salvador. Todos eles, porém, já foram elucidados, ou seja, os autores foram presos ou identificados. Além dos dados referentes ao crime, a SSP-BA informou ainda que 1.733 medidas protetivas estão em vigor no estado.
Para a desembargadora e responsável pela Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Nágila Brito, os números da Secretaria de Segurança Pública estão muito abaixo do da quantidade real de casos. Ela reforça a importância da denúncia, pois na maior parte dos casos, os homens premeditam os crimes, enquanto as mulheres não acreditam que a situação possa resultar em uma agressão ou outro tipo de crime.
?As mulheres têm que ter cuidado. Não pensar: ?Ele não vai fazer porque ele me ama?, ou sentir pena. Pena depois é deixar os filhos órfãos?, disse Nágila Brito.