Publicada em 15/02/2023 ás 09:05:56
Talismã do técnico Renato Gaúcho, o atacante Everton, 21 anos, foi o herói do Grêmio na semifinal do Mundial de Clubes da Fifa. Nesta terça-feira (12), o jogador, que entrou durante a etapa complementar, marcou o único gol da equipe na vitória sobre o Pachuca (MEX) por 1 a 0, na prorrogação, após empate no tempo normal por 0 a 0, em Al Ain, nos Emirados Árabes Unidos. Com a vitória, o time gaúcho enfrentará Real Madrid, na final que está marcada para sábado (16), às 15h (de Brasília).
É a terceira vez que o time tricolor chega à decisão da competição. Nas outras duas vezes, quando o torneio reunia apenas os campeões da Libertadores e da Liga dos Campeões, a equipe faturou a taça uma vez e na outra deixou escapar. Em 1983, sagrou-se campeão ao bater o Hamburgo. Doze anos depois, perdeu para o Ajax nos pênaltis.
A classificação do Grêmio para a final do Mundial de Clubes também coloca fim a um tabu brasileiro de cinco anos. A última vez que um clube do país passou pela semifinal do torneio foi em 2012, quando o Corinthians faturou o título diante do Chelsea. Na temporada seguinte, o Atlético-MG caiu na semifinal para o Casablanca. Desde então, nenhuma equipe brasileira ganhou a Libertadores.